Trying to get property of non-object [ On /var/www/virtual/jpop.com/public_html/generatrix/model/youtubeModel.php Line 63 ]
Silvério Pessoa - JPop.com
Artist info
Silvério Pessoa

Silvério Pessoa

Silvério Pessoa


Silvério Pessoa nasceu em Carpina, zona da mata norte de Pernambuco. Sua formação musical foi a programação das rádios do interior, sua mãe que foi professora de acordeon e sua Vó, uma freqüentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 40 e 50. A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, e a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o Rock, o Hip-Hop, o Punk, e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. Read more on Last.fm
Silvério Pessoa nasceu em Carpina, zona da mata norte de Pernambuco. Sua formação musical foi a programação das rádios do interior, sua mãe que foi professora de acordeon e sua Vó, uma freqüentadora assídua dos programas de auditório de Recife nas décadas de 40 e 50. A música de Silvério é uma síntese das canções da Zona da Mata, Agreste e Sertão, e a sonoridade e atitude dos jovens dos Centros Urbanos, envolvidos com o Rock, o Hip-Hop, o Punk, e os novos sons que chegam e são absorvidos pelas tradições. É um trabalho que oferece hereditariedade ao gênero tradicional, não perdendo a nave da história. Com o CASCABULHO, banda que formou em 1994, fez turnês pelo Canadá, E.U.A. e Berlim.

Participou do Free Jazz em 1997 e de 03 versões do Festival Abril pro Rock, onde em 2000 lançou seu Projeto solo, o BATE O MANCÁ. Como compositor recebeu o Prêmio Sharp de Música em 1999, categoria Regional. O CD BATE O MANCÁ – O Povo dos Canaviais foi lançado em maio de 2001 no Brasil, pela gravadora Natasha (atualmente independente), em 2004 foi lançado na Europa recebendo 4 estrelas da Revista Le Monde de la Musique, de Paris, e indicado como um dos melhores lançamentos do ano pela redação da Revista Vibrations da França. O CD continua atual em relação a proposta de trabalhar as origens, a tradição e a cultura popular atualizadas. Seu segundo projeto, o CD “Batidas Urbanas – Projeto MICRÓBIO DO FREVO, é uma revista da obra carnavalesca de Jackson do Pandeiro nas décadas de 50/60. O CD, também independente, recebeu nota máxima do jornal Folha De São Paulo, Revista VEJA e atualmente faz parte do catalogo da distribuidora Tratore (www.tratore.com.br). O show de lançamento aconteceu na consagrada festa do bloco carnavalesco de Recife, “Guaiamum Treloso”, em fevereiro de 2003, onde mais de 8.000 pessoas presenciaram Silvério e seus convidados, incluindo a Viúva de Jackson do Pandeiro, Almira Castilho, relembrarem os antigos Carnavais, dando contemporaneidade a outro gênero, o “Frevo”.

Esse show foi seguido de apresentações nos mais importantes palcos de Carnaval de Pernambuco, a exemplo do Rec Beat, e no carnaval de 2005 o show recebeu ilustres convidados em momento especial na programação do Recife, Lenine, Mano Chao, Antonio Nóbrega, Lula Queiroga, e a banda Francesa Mei Tei Sho. Em junho / 2003 Silvério iniciou a primeira turnê com o trabalho solo, passando 02 meses na Europa, principalmente na França. Participou de Festivais importantes como o Sfinks Festival na Bélgica, Festival de Langon, Saint Nazaire, Fete de la Music em Paris, Nice, Toulouse, Sete, entre várias cidades francesas, nos quais fizeram parte, importantes nomes da música mundial, como Manu Chao, Asian Dub Fundation, Tiken Jah Fakoly, Lokua Kanza, dentre outros. Ainda neste período da turnê, Silvério fora convidado para gravar participações com outras bandas francesas e ter encontros culturais, tais como: Massilia Sound System, Nux Vomica, Fabulous Trobadors, Bombes 2 Bal, La Talvera, grupos que possuem uma proposta de trabalho envolvendo a modernidade e as tradições locais. Realizando, também, palestras sobre a Cultura no Brasil. Na Europa, o Filme MORO NO BRASIL, lançado no verão de 2003 em quase todas as cidades mais importantes da França, e europa, tem Silvério como um dos protagonistas, comentando e refletindo a cultura do povo da Zona da Mata.

O Filme é do Mika Kaurismaki, distribuído pela produtora / distribuidora de Win Wenders, e participou do Festival de Cannes. Lançado pelo selo L’outre distribution, o CD Bate o Mancá é responsavel por inumeras citações e artigos em revistas especializadas de musica em toda europa. Em 2004, Silvério Pessoa realizou uma grande Tour de 2 meses incluindo varias cidades da Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Belgica, Suiça e um dos maiores Festivais do planeta na Asia, Ilha de Borneo, o Rainforest Festival. Em 2005 a Tour foi de mais de 3 meses alem de shows em outubro na França e um convite para o Festival Africolor em Paris, no mês de dezembro.

No Café de la Dance, em Paris, Silvério gravou em outubro/05, o DVD ao vivo que planeja ser lançado em 2006 na europa juntamente com sua 9a Tour pelo exterior. O terceiro CD gravado em Recife, mixado em Paris e finalizado no Rio de Janeiro, CABEÇA ELETRICA, CORAÇÃO ACUSTICO lançado em setembro de 2005 aqui no Brasil e na europa planejado para sair em 2006, é um CD autoral, no qual todas as canções levam a assinatura de Silvério e parcerias com Bráulio Tavares, Herbert Lucena e Ivan Santos. O CD tem participações de Dominguinhos, Lula Queiroga, Alceu Valença e Lenine. Com shows de lançamento realizados em Recife, no Teatro S.Isabel (4 e 5/11/2005), em uma montagem especial, que resultou na gravação do seu primeiro DVD no Brasil em fase de produção. Silvério também se dedica ao projeto da LIGA MUSICAL REFINARIA na qual canta sobre bases eletronicas e consegue mais uma produção ligando as tradições a musica moderna. Silvério Pessoa acaba de retornar de uma tour por 8 Estados do Brasil pelo Projeto Pixinguinha, onde com uma formação acústica (Viola de 10, violão, acordeon e escaleta e sampler e efeitos) foi ovacionado pelo publico do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitoria do Espírito Santo, São Paulo, Porto Alegre, Caxias do Sul, Curitiba e Porto Alegre. http://www.silveriopessoa.com.br Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply..

Top Albums

show me more

showing 4 out of 20 albums
Shoutbox
No Comment for this Artist found
Leave a comment


Comments From Around The Web
No blog found
Flickr Images
No images
Related videos
No video found
Tweets
No blogs found