Trying to get property of non-object [ On /var/www/virtual/jpop.com/public_html/generatrix/model/youtubeModel.php Line 63 ]
Os Baobás - JPop.com
Artist info
Os Baobás

Os Baobás

Os Baobás


Os Baobás foi um dos grupos mais importantes da cena garageira paulistana nos anos 60, permanecendo até hoje na obscuridade, apesar de uma razoável discografia. O grupo é lembrado por ter contado com a participação de Liminha (depois Mutantes e produtor) e ter tocado com Caetano Veloso, em substituição ao Beat Boys. Mas, o tesouro mais valioso da banda são os compactos que gravaram, entre 1966 e 1968. Ainda com o nome de The Rubbers Souls, eles entraram no estúdio em 66, para gravar o primeiro compacto, lançado no mesmo ano. Read more on Last.fm
Os Baobás foi um dos grupos mais importantes da cena garageira paulistana nos anos 60, permanecendo até hoje na obscuridade, apesar de uma razoável discografia. O grupo é lembrado por ter contado com a participação de Liminha (depois Mutantes e produtor) e ter tocado com Caetano Veloso, em substituição ao Beat Boys. Mas, o tesouro mais valioso da banda são os compactos que gravaram, entre 1966 e 1968. Ainda com o nome de The Rubbers Souls, eles entraram no estúdio em 66, para gravar o primeiro compacto, lançado no mesmo ano. O disquinho, com duas músicas, trazia de um lado 'Bye Bye My Darling´, e de outro ´Pintada de Preto´, ou seja, 'Painted It Black', original dos Rolling Stones.

Ironicamente, a gravação em inglês é de autoria de Ricardo Contins, guitarrista da banda, e a música de Jagger & Richard, ganhou versão em português. Na seqüência, acabaram as músicas em português, e vieram mais quatro compactos, lançados a partir de 1967. Um deles, tornou-se mais famoso por trazer o cover de ´Light My Fire´, do grupo The Doors, e ter sido lançado antes da versão original, sendo responsável por apressar a chegada no Brasil do disco de estréia da banda de Jim Morrison. Outro, incluiu o cover para 'Don´t Bring Me Down', clássica canção do grupo Eric Burdos & The Animals, em sua segunda fase. Mas, o melhor dos compactos lançados pelo grupo é o que contém a dobradinha 'Happy Together´(dos Turtles) e 'Down Down', original do grupo, também de autoria do guitarrista Ricardo Contins. Na gravação, a formação da banda conta com a participação de Rafael Vilardi, ex-guitarrista do grupo O´Seis, que depois também tocou com Os Tremendões, banda de apoio de Erasmo Carlos.

A música 'Down Down', com agressivas guitarras, é uma espécie de proto-punk brazuca, com a mesma qualidade das obras resgatadas por coletânea estrangeiras, como 'Nuggets' ou 'Pebbles´. Gravados pelo selo Mocambo/Rozemblit, os compactos permanecem inéditos, aguardando que uma versão digital faça justiça à qualidade da obra. Um cd com os cinco compactos e o lp (e mais um compacto, em que acompanham Ronnie Von) resgataria da obscuridade a discografia completa de um dos mais importantes grupos da garagem sessentista. Atualmente, além dos democráticos cdrs que circulam de mão em mão, a música 'Down Down' pode ser ouvida no programa de estréia de Senhor F, na Usina do Som. Texto de Cadu , um dos integrantes do Grupo Essa banda nasceu do meu encontro do Jorge Pagura e do Arquimedes com o Ricardo Contins e do Renato Silveira da Mota que eram de uma outra banda. Dai surgiu primeiramente o Rubber Souls e nos tocávamos em colégios e festinhas de aniversário….inicío…e mais tarde fomos chamados para fazer o minguau no Clube Pinheiros (as domingueiras). Fomos a primeira banda a fazer isso ao vivo ja que existia o espaço mas era a chamada música mecanica ou seja com gravador.

Como o Jorge tinha alguns conhecimentos começamos a fazer o programa do Julio Rosemberg aos domingos na antiga TV Tupy canal 3 tocando músicas dos Beatles. O Ronnie Von acabou indo parar la ja que SP era a meca da música na época e ele estava começando a fazer sucesso com Meu Bem e como não tinha quem tocasse o que ele cantava o empresário dele, o Rubinho, acertou com a gente e com o Julio para que todas as vezes que o Ronnie se apresentasse la nos também estaríamos. Mas ele ja tinha um contrato assinado com a Record e acabamos indo junto para fazer o Pequeno Mundo de Ronnie Von junto com os Mutantes que também estavam começando (aliás a Rita estudava comigo no Liceu Pasteur ). Aqui uma curiosidade…no primeiro programa no canal 7 todo mundo estava nervoso…o Ronnie iria sair de um mesanino do Teatro Record …que pegou fogo depois….ele estava muito longe da gente, escondido…iria sair do meio do público …o Renato que era o solista deu o tom e ele entrou cantando…mas alguma coisa estava errada…. alguma coisa estava fora. Quando a música acabou todos nos queríamos parar de tocar….o que tinha acontecido?…ninguém sabia mas que alguma coisa estava errada, estava…32 anos depois a gente descobriu…o Renato deu o tom errado para Ronnie…no primeiro programa…na primeira musica deu tudo errado….mas depois nos anos seguintes não tivemos mais problemas.. Novamente o Jorge conseguiu que nos gravássemos o nosso primeiro compacto pela Mocambo Rosemblit mas as gravações eram feitas de madrugada com a maior pouca vontade do técnico de som e a qualidade e recursos da época eram poucos….estou falando de 1965/66. No final de 66 o Renato saiu da banda e entrou no lugar dele o Rafael que depois foi tocar com o Erasmo Carlos. Junto com o Renato saiu o Arquimedes…depois eu sai , entrando no meu lugar o Liminha…saiu depois o Ricardo entrando no lugar dele o Guga…entrou depois o Calia no teclado e eles gravaram mais um LP e dois compactos e passaram a acompanhar o Caetano Veloso na época da tropicalia substituindo os Beat Boys…uma banda argentina que se separou e depois Baobás também terminou. Depois de 32 anos vendo um filme dos Beatles comecei a lembrar das músicas que a gente tocava e!…onde estão os caras da banda?….comecei a procurar…achei um telefone antigo do Renato..liguei e me deram um outro número…tentei ligar mas estava com defeito…mandei arrumar e falei com ele…achei um telefone do Ricardo…falei com ele que me passou o telefone do Jorge…32 anos depois a banda se reuniu novamente…so ficou faltando o Arquimedes que não encontramos.

E a banda continua ativa. Ora com uma formação ora com outra. No total ja são 42 anos de estrada. Pela banda passaram Rafael Vilardi (de O´Seis, depois Suely & Os Kantikus e Os Tremendões), Tito, Tuca (ex-Lunáticos, depois Beatniks, Galaxies e Sunday), Guga, Nescau, Tico Terpins e Liminha. Tico (depois Joelho de Porco) tocou somente no LP, e Liminha apenas no compacto Light My Fire/Tonite, lançado em 67, antes do original dos Doors. TEXTO DE FERNANDO ROSA Read more on Last.fm.

User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply..
Top Albums

show me more

showing 4 out of 20 albums
Shoutbox
No Comment for this Artist found
Leave a comment


Comments From Around The Web
No blog found
Flickr Images
No images
Related videos
No video found
Tweets
No blogs found